terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Só o Senhor é Digno

Não recebemos a unção para sairmos declarando: “Sou ungido!” Não, é claro que não foi para isto. Não é certo estarmos declarando a toda hora:  “Eu jejuei uma semana inteira”.  “Eu tenho orado muito”.  “Eu tenho trabalhado muito para o Senhor”.  “Deus tem me usado grande e poderosamente”. Não! Não é para se contar essas coisas. Somos apenas indicadores para Cristo. Se temos unção, é porque Ele nos dá; se somos usados por Ele, é mérito dele e não nosso, porque é Ele quem opera em nós, tanto o querer quanto o realizar, segundo a sua boa vontade. É como um pintor que pinta um quadro. O mérito não é dos pincéis se das tintas que ele usou ou do valor de ambos. O que realmente tem valor é o quadro pronto, a obra realizada. O pincel por si só não reproduzirá traços, nem a tinta por si mesma daria cor e beleza aos traços. É preciso a mão do pintor. O que traz vida ao quadro é a essência do pintor que fica impregnada nele. De nada adianta todos os nossos dons se não houver a unção do Espírito. É o poder de Deus que dá vida a eles. É a essência de Deus em nós que nos faz geradores de bênçãos e vida. Sem o pintor, os pincéis e as tintas, com todo o seu valor, seriam peças inanimadas. Sem a unção do Senhor somos como letras mortas; só o Espírito vivifica. 
   Deus não dá a sua glória a ninguém. Muitas pessoas perdem a unção exatamente porque se vangloriam o tempo todo, falando e se enaltecendo diante dos homens, deixando de glorificar Deus, quando sabemos que é Ele, o Senhor, o único digno de louvor e adoração. Jesus fechou a parábola do fariseu e do publicano dizendo: “[...] porque todo o que se exalta, será humilhado; mas o que se humilha, será exaltado.” Satanás perdeu a unção e autoridade por invejar o lugar de Deus; ele queria usurpar a glória do Senhor. A unção que Deus nos deu é para glorificar a Jesus; e Ele disse que teríamos unção para sermos suas testemunhas. A testemunha não é aquela que faz e sim, a pessoa que viu ou ouviu algo ou que é chamada para depor. Se você presenciou uma batida de carros, você foi testemunha. Você não estava na direção de nenhum deles apesar de poder testemunhar sobre o ocorrido. Você vai revelar a outras pessoas o que viu ou ouviu. Nós temos a unção para revelar a glória de Deus. Jesus disse aos seus discípulos:  “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; porque estais comigo desde o princípio.” (Jo 15.26.) O Espírito Consolador já foi enviado e somos os discípulos de Cristo, desde o princípio, desde o momento que o reconhecemos como Senhor das nossas vidas. “E nós temos visto e testemunhamos que o pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.” (1Jo 4.14.) Você é testemunha de Jesus libertando e salvando as pessoas. É tão lindo você chegar e dizer: “Eu vi Jesus salvar duas vidas hoje a noite; eu vi Jesus curar um canceroso e fazer um paralítico andar, aleluia!” Pena que muitas pessoas gostam de colocar um pouco de si mesmas, ou às vezes deixam só um pouco para Jesus e falam orgulhosos:  “Ah, sabe o que aconteceu? Eu coloquei as minhas mãos e quando eu coloco as minhas mãos...” Não são as nossas mãos que curam; são as mãos de Jesus que envolvem as nossas, que fazem o milagre. São as mãos do Senhor que operam as maravilhas. São como as luvas do cirurgião. Esta atitude de autoexaltação pode ser comparada com a das luvas, se essas falassem. Elas diriam: “Viu como eu sou tão capaz? Viu com que agilidade eu segurei o bisturi e com que precisão eu fiz o corte?! E como eu estanquei o sangue e costurei?!” Elas se sentem responsáveis por todo o sucesso da cirurgia. Elas se esquecem que dentro delas estava a mão do cirurgião, ele as conduzia. Assim é o homem que dá a si mesmo a glória que é de Deus. É a mão do Senhor, o braço do Senhor em nós, em você meu irmão, que faz acontecer. Temos que anunciar a vida de Deus em nós e não, nos apresentarmos como Deus, conforme está escrito em 1 João 1.2: “[...] e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada.” É a unção do Senhor em sua vida, que faz de você uma pessoa intrépida para falar aos outros do amor de Deus e do seu poder. Isto é a vida do Senhor em você. 
   O diabo tenta destruir o homem, roubando sua unção, matando nele o poder de Deus e destruindo sua comunhão com o Pai. Resista ao diabo. Deus nos manda resistir; é certo que ele fugirá. Todas as pessoas que dão ouvidos ao inimigo perdem a graça e a unção do Senhor. O diabo pode lançar setas em seu pensamento, fazendo você pensar que é muito bom, que o poder que emana de você é seu e, você é quem realiza o que quer e quando quer. Não caia nesta, meu irmão! Veja o que diz o salmista no Salmo 62.11: “Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus.” Ora, em sua primeira carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo fala sobre os dons espirituais, sobre o poder de Deus em nós, que se manifesta em diferentes formas, sempre visando um fim proveitoso. Leia com atenção: “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.” (1Co 12.4-6.) A unção é nossa, mas é o Senhor quem dá e ela tem que ser renovada a cada dia; para isso é preciso estar sempre diante do trono de Deus, o Pai. 
   O Senhor perguntou para Moisés o que ele tinha nas mãos e Moisés respondeu: “Eu tenho uma vara.”E Deus lhe disse:  “Vai e tira o meu povo do Egito”. Com uma vara?! Sim, com uma vara, porque o poder não estava na vara e nem na mão que segurava a vara, mas estava, como está, em Deus.
   E você, querido irmão, o que tem nas mãos? Você pode não ter nada, você pode até não ter mãos, mas se tiver a unção de Deus sobre a sua vida, com certeza, você vai revolucionar o mundo inteiro. Como o óleo, a unção do Senhor tem que estar nova e entranhada em nós, traspassando alma e alcançando o espírito; assim, enquanto a unção estiver nova, reteremos o poder de Deus. Desta forma, nossa mente, alma e espírito estarão sendo renovados em Cristo para a transformação do mundo no Reino de Deus.“E não vos conformeis come este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2.)
“Quanto ao mais, sedes fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.” (Ef 6.10.)

Deus abençoe!
Pr. Márcio Valadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário